Novo blog! – 1º post: Virus propagado em e-mails

Publicado: 2 de agosto de 2010 em Pragas virtuais

Olá povo!

Bom, em meu dia-a-dia noto que, se as pessoas tivessem certas informações relacionadas a computadores, muitos problemas poderiam ser evitados, problemas nos computadores a até mesmo na saúde (claro que o foco será no primeiro caso). Foi por isso que eu tive a ideia de passar pra vocês essas informações. Aqui você vai encontrar diversas dicas para não cair em certas armadilhas, não pegar virus e proteger seu PC. Resumindo, dicas de segurança para manter seu PC funcionando direitinho! Espero que vocês gostem e que dessa vez minha carreira como blogueiro vá pra frente! 😛

E para dar inauguração ao site, falaremos sobre aqueles benditos e-mails que recebemos  dos “nossos amigos”, com contéudos estranhos, mas que mesmo assim algumas pessoas ainda abrem, acreditando que foi realmente seu (sua) amigo(a) quem mandou, só que na verdade é mais um maldito virus se propagando pela rede.

E o que é um virus propagado por e-mail?

Um vírus propagado por e-mail (e-mail borne virus) normalmente é recebido como um arquivo anexado à uma mensagem de correio eletrônico. O conteúdo dessa mensagem procura induzir o usuário a clicar sobre o arquivo anexado, fazendo com que o vírus seja executado. Quando este tipo de vírus entra em ação, ele infecta arquivos e programas e envia cópias de si mesmo para os contatos encontrados nas listas de endereços de e-mail armazenadas no computador do usuário.

É importante ressaltar que este tipo específico de vírus não é capaz de se propagar automaticamente. O usuário precisa executar o arquivo anexado que contém o vírus, ou o programa leitor de e-mails precisa estar configurado para auto-executar arquivos anexados.

Fonte: UOL

Mas como se previnir disso? A resposta é simples, não click! 😀

Geralmente esse tipo de arquivo que chega em nosso e-mail é de uma extensão “.exe” (executável). Então quando você ver algum link que no final tem essas 3 belas letrinhas juntas, não click, pois é um programa malicioso tentanto ser executado em seu computador.

No entanto, as vezes não é possível ver o tipo do arquivo no endereço, então se vc chegar a clicar no link, nessa hora o tipo do arquivo terá que ser mostrado, então se vc ver lá o “.exe”, cancele o download do arquivo.

Uma coisa boa a se fazer tbm, é simplismente perguntar a pessoa se foi realmente ela quem mandou o arquivo. Manda um recado no orkut, telefona.. em fim, confira antes de abrir.

Contudo, se seu no momento que vc está lendo esse post, seu computador já está com esse problema, existe um jeito simples e eficaz de resolver, que é através do Combofix (clique aqui para baixar), um programa muito bom que remove este tipo de malwares e fácil de usar.

Bom pessoal, por hoje é só, espero que vocês curtam esse e os posts futuros, vou tentar fazer duas postagens por semana. Até a próxima!

comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s